Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Organização para crianças: quanto antes, melhor!

Bianca

Ensinar bons hábitos para os filhos desde que eles são bem pequenos é um ótimo investimento do seu tempo. Com essa prática, muitos problemas podem ser evitados no futuro. Já é costume ensiná-los a falar, andar, ler e escrever, então por que não aproveitar e ensinar organização para crianças?

No post de hoje, daremos para você dicas para ensinar sua criança a ser organizada desde cedo. Continue a leitura e confira!

Faça o que fala

Mostrar na teoria é importante, mas a prática é essencial. Antes de tentar ensinar organização para crianças da sua casa, certifique-se que você faz o que está dizendo.

Lembre-se que crianças aprendem muito por repetição e imitação, então que tal acompanhar de perto o processo? Junte-se aos seus filhos nas primeiras vezes que forem arrumar a cama, os brinquedos ou material escolar. Será muito mais efetivo que apenas ensinar falando!

Mantenha uma rotina doméstica

É muito mais difícil ensinar organização para crianças sem uma rotina bem definida. Se o dia a dia da casa é inconstante, seu filho terá mais dificuldades em manter a organização de seus horários e itens.

A rotina faz com que a criança sinta segurança, então invista nisso! Por mais que quebrá-la de vez em quando não faça mal, procure estabelecer horários fixos para a criança acordar e dormir, fazer as refeições e tomar banho, por exemplo.

Comece pelo básico

Não adianta pedir para que a criança aprenda tudo de uma vez. A partir dos dois anos você já pode dar algumas instruções, como guardar brinquedos e livros – e até estimular a doar aqueles que não brinca ou usa mais.

No começo, peça para que seus filhos ajudem em pequenas tarefas, como esticar o lençol da cama, dobrar e guardar as roupas e deixar os sapatos no local certo. Com o tempo, eles poderão até fazer isso sozinhos, e ainda de forma espontânea.

Tenha paciência

Outro erro comum que os pais cometem é refazer o trabalho dos filhos caso não esteja satisfatório para eles. Porém, lembre-se que a criança tem muito espaço para melhorar e só conseguirá atingir novos patamares se houver estímulo e oportunidade.

Por exemplo: se seu filho não arrumou a cama da forma que você gostaria, no outro dia o acompanhe passo a passo. Assim, a criança poderá entender em que pontos pode melhorar. É importante procurar o equilíbrio entre o quanto você exige e o que pode passar, pois uma busca exaustiva à perfeição não faz bem a ninguém.

Explique o porquê

O sucesso ao ensinar organização para crianças vai além de mostrar como fazer, depende também da criança entender a necessidade dessas atividades.

Explique como é chato perder um brinquedo na bagunça, que a desorganização faz com que acidentes ocorram com mais facilidade e o prazer de estar em um ambiente limpo e organizado. Conforme os filhos crescem, dê exemplos mais detalhados que reforcem essa necessidade.

Com o tempo, o hábito de ser organizado será algo natural para sua criança. Não se preocupe se houver dificuldades, elas são naturais. Gostou da leitura? Aproveite e conheça dicas de uso de etiquetas adesivas personalizadas!

Esse conteúdo foi útil?
4.36 avg. rating (87% score) - 11 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *