Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

7 dicas para organizar o material escolar

Bianca

Organizar o material escolar no começo do ano é fácil. O problema é mantê-lo organizado pelo resto do ano escolar! Com o tempo, é comum que alguns itens se percam, papéis se acumulem e a bolsa fique aquela bagunça.

Mas não se preocupe! Separamos para você sete dicas de como organizar o material escolar junto com a criança da casa, e ainda ensiná-la a manter a organização.

1.Use cores

Uma das formas mais fáceis de organizar o material escolar é criar um esquema de cores. Se a criança usa um caderno para cada matéria, procure padronizar os materiais por cores.

Por exemplo, a pasta, livro e caderno usados nas aulas de português podem ser azuis. Os de matemática amarelos, e assim por diante.

2. Evite perdas

Ensinar as crianças a terem cuidado com os materiais é essencial. Itens que podem ser perdidos facilmente, como canetas e lápis, devem estar sempre no estojo. Vale a pena usar um estojo com mais de um bolso ou mais de um estojo, para dividir os lápis de cor dos de escrever, por exemplo.

Fale sobre a necessidade de sempre checar se está esquecendo algo. É claro que as crianças querem sair correndo quando bate o sinal da escola, mas instruí-las para que chequem suas bolsas pode evitar dores de cabeça e gastos.

3. Encape livros e cadernos

Para evitar sujeira e desgaste, vale a pena encapar os livros e cadernos. Com papel Contact ou semelhante, adesive as capas com cuidado para evitar bolhas.

Se sua criança for um pouco maior, a inclua no processo! A dica é usar Contact ou similar colorido, separando os itens por matéria por cores, como dito anteriormente, ou outro esquema que seja fácil de ser identificado.

4. Crie checklists

Criar uma lista de tarefas para organizar o material escolar pode ser muito efetivo. Com esta checklist, a criança saberá o que deve fazer antes e depois da escola para manter a organização.

Com o tempo, o processo será natural e a criança pode até aprender a aplicar a rotina de organização em outros momentos da vida.

5. Ensine a manter os materiais limpos

Às vezes, conforme o ano vai passando, é comum que bolsas, estojos e mochilas acumulem folhas soltas e até lixo. Portanto, aconselhe a criança a não deixar a situação chegar a um ponto crítico.

Além de ensinar a jogar o lixo no lixo, e não na bolsa, estabeleça uma tarefa semanal, no dia que melhor se encaixar no seu cronograma, a criança deverá limpar os materiais.

6. Organize com antecedência

Quem nunca acordou atrasado e precisou fazer as coisas corridas? Uma forma de evitar esse problema é organizando antecipadamente as suas coisas, e ensinando as crianças a fazer o mesmo.

Estabelecer uma rotina de deixar a bolsa pronta e o uniforme separado na noite anterior irá agilizar o trabalho na próxima manhã.

7. Ponha etiquetas nos uniformes

Independente da quantidade de filhos que você tenha, etiquetar o uniforme escolar é muito válido. Além de colocar o nome da criança, para evitar trocas indesejadas, se você possuir diversos pares de uniforme separe-os por dia da semana.

Lembre-se que quanto mais cedo ensinarmos nossos filhos a serem organizados, mais natural essa tarefa se tornará. Com essas dicas, você economizará tempo e dinheiro!

Esse conteúdo foi útil?
3.79 avg. rating (76% score) - 38 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *