Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Alimentação infantil saudável: dicas para seu filho comer bem

Bianca

Bons hábitos devem ser ensinados desde cedo. Criar uma rotina com uma alimentação infantil saudável é de extrema importância para o pleno desenvolvimento da criança.

Uma boa alimentação vai muito além de servir vegetais e legumes. É preciso pensar nos nutrientes necessários, horários das refeições e muito mais. Se você quer dicas de como organizar a alimentação do seu filho, continue lendo o post!

Conheça a pirâmide alimentar infantil

Uma criança em desenvolvimento possui necessidades diferentes daquelas que os adultos têm. A pirâmide da alimentação infantil saudável é dividida em quatro pontos: alimentos energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras.

alimentação infantil saudável

Os alimentos energéticos são os carboidratos e gorduras. Como o nome já diz, são esses os responsáveis por dar a energia necessária para a criança. Pães e massas, tubérculos e raízes e cereais, como arroz, fazem parte da categoria, sendo que é recomendado de 5 a 9 porções diárias de cada grupo.

É muito importante dosar corretamente essa categoria, pois o excesso pode causar problemas como obesidade infantil.

Já os alimentos construtores são importantes para a formação óssea e muscular da criança. A dica é servir de duas a três porções de leites e derivados por dia, uma porção de leguminosos e uma ou duas de carnes, feijão e ovo.

Os reguladores possuem como principal função manter o organismo infantil trabalhando de forma eficaz. Além de ajudarem no funcionamento correto do metabolismo e intestino, eles purificam o sangue e melhoram o sistema imunológico.

As frutas e verduras são os principais alimentos dessa categoria. É recomendado que a criança coma entre três a cinco porções de frutas por dia e quatro a cinco de verduras.

Açúcar na rotina alimentar infantil

O açúcar está presente em todos os lugares, de doces a molhos que usamos no dia a dia. Porém, seus malefícios vão além de problemas dentais e ganho de peso. O aumento de hiperatividade e dificuldade na concentração podem ser consequências de seu excesso.

Segundo o guia alimentar do Ministério da Saúde, crianças com menos de dois anos não devem consumir açúcar refinado e nenhum produto que o tenha na composição, como achocolatados. Diferente dos açúcares naturais, como os presentes em frutas, o açúcar refinado não é necessário na alimentação, então podem ser cortados sem nenhum problema.

Lembre-se que a criança sentirá falta apenas do que conhece. Por isso, vale a pena postergar o máximo o contato dela com o açúcar refinado e produtos que o contenham.

Evite alimentos ricos em açúcar refinado, como refrigerantes, gomas, bolachas recheadas, geleias com adição de açúcares, sucos industrializados e chocolates, entre outros.

Acompanhe a alimentação de seu filho

Para criar uma alimentação infantil saudável que dê certo, é necessário acompanhar as crianças. Por exemplo, se seu filho não deve tomar refrigerante, faça um esforço e pare de consumir você também.

Sempre que possível, faça refeições junto com as crianças. Além de verificar de perto o que a criança ingere, essa ação deixa o ato de se alimentar mais descontraído. Se a escola de seu filho oferece lanches no recreio, não deixe de verificar o que está sendo servido.

Quanto mais cedo você aplicar uma alimentação infantil saudável na rotina de seu filho, mais fácil será mantê-la. Portanto, que tal começar a mudança hoje mesmo?

Esse conteúdo foi útil?
3.93 avg. rating (79% score) - 15 votes

Comentários

  1. Erika disse:

    Muito relevante, obrigada por criar esse espaço para além do comercial.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *