
Comportamento e Educação / 3 min
Sabe qual é a fórmula mágica para o sucesso dos livros para educação infantil? Um bom storytelling — técnica de escrita que, basicamente, usa um cenário, enredo e personagem para transmitir um conhecimento ou lição.
Já pensou na infinidade de aprendizados que isso pode gerar? O storytelling é tão eficiente que o mundo corporativo adaptou o seu uso para fazer negócios.
No universo infantil, porém, o storytelling dos livros pode ser utilizado para funções importantes. Como por exemplo: discutir o bullying, conhecer formas de se lidar com mudanças em sua vida social, a timidez e, até mesmo, a entender a dor sentida com a morte de pessoas queridas.
Existem muitos livros incríveis nesse sentido, e poderíamos fazer uma lista sem fim com eles. No entanto, separamos 5 para demonstrar como fazer uma escolha acertada de leitura para as crianças sob o ponto de vista do valor pedagógico. Confira.
Essa história encanta, desde os primeiros leitores até aqueles em fase de letramento. Isso porque o storytelling é uma acumulação de fatos parecidos. Nesse caso, as pessoas de uma casa vão deitando, uma em cima da outra, para dormir, até que uma pulga agita todos que já estavam empilhados.
Seu encantamento está na possibilidade de decorar o enredo e fazer com que, até mesmo, os mais pequenos consigam conduzir o virar das páginas e contar a história. Essa experiência de autonomia com o livro é um ótimo estímulo para aguçar o interesse pela “leitura tradicional”, e não somente por meios eletrônicos.
Nesse livro, o pequeno Orion é uma criança muito inteligente e criativa, mas, seu medo de escuro o impede de explorar algumas áreas de sua casa. Por isso, ele decide criar uma série de engenhocas para driblar a sua dificuldade.
O desfecho, no entanto, mostra a Orion que a solução mais certa é o enfrentamento de seu medo e também como esse processo o fortalece. Esse é um importante ensinamento para a criança, não só em relação ao escuro, como outros a receios e desafios comuns da infância.
Um clássico da literatura infantil que foi originalmente publicado em 1994 no Reino Unido e escrito por Sam McBratney.
O enredo é gostoso, como uma conversa que crianças normalmente têm para medir seus sentimentos, forças ou inteligência. Só que nesse caso, a competição do tamanho do amor se dá entre o filho e o pai e eles se divertem tanto quanto quem lê.
Nathalie Choux fez um livro bem informativo, ideal para as crianças em fase de aprofundamento do conhecimento sobre o corpo humano.
Ela usa recursos sensoriais para estimular o aprendizado por meio da vivência, e provoca sensações e muita diversão para os pequenos leitores e seus pais. Conhecer seu corpo, seus limites e a forma correta de usá-lo para a interação com outras pessoas e o mundo é muito importante. Além disso, a leitura desse livro junto aos pais pode trazer importantes aprendizados.
Esse é um dos exemplos mais incríveis de storytelling para a transmissão de uma mensagem importante. O personagem central da história, Henrique, vive diversas situações que fazem surgir sentimentos diferentes.
A proposta do livro, então, é fazer com que os sentimentos sejam corretamente identificados e nomeados. Assim, o pequeno leitor aprende pela história do personagem o que está sentindo em diferentes momentos da sua vida, como medo, frustração, carinho, empatia etc.
É um ótimo estímulo a inteligência emocional das crianças. Além disso, quando a leitura é compartilhada com os pais, a reflexão com lembranças de situações vividas pode ajudar a reforçar ainda mais na internalização do aprendizado.
Como vimos, a lista que sugerimos acima é só uma pequena parte do universo da literatura infantil. E ainda assim, aborda aprendizados distintos mas igualmente importantes. Então, como escolher entre eles?
Uma boa dica é saber qual é o enredo do livro, bem como a sua perspectiva na história e qual o público-alvo. Aquela opção que fala sobre timidez na primeira infância, por exemplo, pode não valer para pré-adolescentes.
Os livros para educação infantil voltados para as crianças têm melhor aproveitamento quando consumidos a partir da leitura orientada. Ou seja, junto com os pais e promovendo reflexões sobre os dilemas e soluções apontadas pelos seus personagens, certo? Além disso, inserir a leitura na rotina da família também é um ótimo exemplo.
Quer ver essas sugestões de livros para educação infantil ajudarem outras crianças, pais e educadores? Então, compartilhe agora mesmo em suas redes sociais.