Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Veja 4 dicas de DIY para festas e arrase na decoração

Bianca

Você costuma comprar todos os seus produtos prontinhos nas lojas? Embora isso seja bastante prático, já considerou a possibilidade de você mesmo fazê-los? O do it yourself é um movimento que nos incentiva a produzir nossos próprios itens de consumo. Um bom exemplo é o DIY para festas.

Pode parecer desafiador, mas é bastante simples e garante uma festa sempre única e personalizada! Além de poupar uma boa grana, o DIY também traz benefícios como estimular a criatividade e, claro, a possibilidade de fazer eventos com temas cujos itens decorativos não são normalmente comercializados por aí.

Não sabe como começar a fazer a sua própria decoração para festas? Não se preocupe! Mostraremos algumas dicas, a seguir, para que você dê o pontapé inicial nessa nova aventura. Aproveite!

1.     Defina o tema

O primeiro passo que deve ser dado é, sem dúvidas, a definição do tema de sua festa. Não importa se ele é um tema inusitado ou utilizado por muitas pessoas — o que devemos ter em mente, aqui, é que ele será um show à parte independentemente de sua prevalência nos eventos.

A partir disso, começa a definição das cores a serem utilizadas na decoração. É preciso escolher tons que combinem entre si e que não causem uma poluição visual no ambiente. Por isso, opte sempre por mesclar tons mais neutros com detalhes em tonalidades fortes, para criar um bonito contraste que tenha tudo a ver com o assunto.

Entretanto, se você ainda não tem muita prática com decorações em geral, a recomendação é começar com 1 ou 2 cores, eventualmente com alguma variação de tom.

2.     Busque referências e dicas

Tema e cores principais escolhidos? Agora, chegou a hora de fazer uma pesquisa sobre referências. Trabalhar completamente no escuro é um pouco difícil e, muitas vezes, precisamos de ideias para iniciar o projeto. Para isso, utilize redes como o YouTube, o Pinterest e muito mais!

Vale a pena também se inspirar nas redes sociais e sites de bons profissionais de decoração de festa. Eles sempre estão super antenados nas novas tendências.

Separe imagens dos itens que deseja para a sua decoração. Essas imagens serão de grande ajuda para os itens que você precise comprar ou encomendar de algum fornecedor como doces e bolos ou um arranjo de flores.

A ideia é que, ao final de sua pesquisa, você tenha um projeto mental de como será a sua festa. Além disso, buscar ideias e dicas no YouTube é uma ótima maneira de aprender a lidarmos com o DIY, nos familiarizando com os principais termos, ferramentas e materiais utilizados.

3.     Selecione os materiais necessários

Com o projeto em mente, fica muito mais fácil fazer uma lista do que precisa estar em sua festa. Quantos suportes para bolo e doces? Em quais cores, tamanhos e formatos? A mesa terá uma toalha, uma passadeira ou não? Quais são os enfeites que serão utilizados? Quais serão as bebidas e alimentos que ficarão na mesa do bolo? Terá um bolo cenográfico fake, um bolo decorado ou um bolo simples?

Com tudo isso em mente, é chegada a hora de fazer uma lista do que precisará ser comprado e do que pode ser feito por você mesma. Assim, uma listagem dos materiais e enfeites necessários também é importante, tanto para a organização quanto para buscar um bom orçamento.

4.     Defina como obter os materiais

Para cada item da sua lista, vão existir várias alternativas de fornecimento. Você pode optar por comprar o item pronto, alugar ou fazer.

Leve em consideração a sua habilidade manual e disponibilidade de tempo. A grande maioria dos itens podem ser comprados ou alugados pela internet, o que é uma grande comodidade. Avalie também o custo do item vs. quantas vezes irá utilizá-lo. Por exemplo, pode ser uma boa idéia adquirir um suporte de bolo ou de doces num tom neutro, mas valha mais a pena alugar um bolo cenográfico fake. O mesmo raciocínio é válido para toalhas, caixas e cestos, e enfeites em geral.

Procure aproveitar os itens que já tem em casa: brinquedos e pelúcias no tema da festa, porta retratos e luminárias podem ajudar a dar um toque especial na sua festa e não vão lhe custar nenhum centavo a mais.

O importante é apostar na praticidade. Não é necessário investir em muitas coisas para que a sua festa seja um arraso e, na verdade, às vezes o menos é mais.

Comece com um “projeto” simples e a medida que for ganhando experiência arrisque mais.

Uma boa ideia é utilizar, por exemplo, etiquetas e adesivos para personalizar os seus itens de decoração, como no caso de enfeitar copos, cestos e caixas, por exemplo. Águas personalizadas, bandeirolas, forminhas de doces e toppers personalizados podem ser o grande diferencial da sua decoração. Por vezes, elas podem até mesmo ser a própria decoração, sendo utilizados como revestimento para uma parede. Um outro bom uso desse tipo de produto é na confecção de belas lembrancinhas.

Como podemos ver, investir em um DIY para festas não é assim tão difícil, não é mesmo? Seguindo essas dicas práticas, é possível fazer um bom projeto e arrasar na sua decoração, deixando todos os seus convidados de queixo caído e, claro, fazendo fotos incríveis!

Para mais dicas sobre DIY, cuidados infantis e muito mais, curta a nossa página no Facebook! Por lá, constantemente postamos informações a fim de deixar a sua vida muito mais simples e prazerosa. Aguardamos a sua visita!

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *