Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Crianças e animais de estimação: 5 benefícios desse convívio

Bianca

Ter um animalzinho é o sonho de muitas crianças, mas muitos pais evitam concretizá-lo por conta dos cuidados com o pet, que exigem tempo e geram gastos adicionais. Isso é totalmente compreensível! Porém, sabia que o convívio entre crianças e animais de estimação é muito benéfico?

Sim! Desde impactos positivos na saúde, até o bem-estar psicológico e emocional e o estímulo à responsabilidade, os pequenos têm muito a ganhar com essa relação — por consequência, os pais também. Quer entender melhor? Então, continue a leitura e confira 5 benefícios desse convívio!

1. Tem impactos no sistema imunológico

Se você tem medo de que seu filho desenvolva uma alergia aos pelos, saiba que é o contrário: o contato entre crianças e animais de estimação desde cedo diminui significativamente o risco de asma e outras doenças provenientes da sensibilidade a alergênicos inaláveis, como mostra o estudo publicado pela revista JAMA Pediatrics.

Essa conclusão é a mesma de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) que, em entrevista à UOL, comentaram sobre a redução dos níveis de imunoglobina E que, em crianças que convivem com animais, é responsável pela rinite alérgica e dermatites tópicas. Por outro lado, esse convívio eleva a imunoglobina A, que ajuda no combate a patologias virais e bacterianas.

2. Ajuda no emocional da criança

Basta uma rápida busca no YouTube sobre “animais e bebês” ou “animais e crianças” para ter acesso a inúmeros vídeos de cachorros e gatos lambendo, brincando e protegendo os pequenos. A relação entre crianças e animais de estimação é conhecida por ser de grande amizade.

O contato com pets também é de grande ajuda para o bem-estar emocional, sendo que eles são muitas vezes utilizados como parte de tratamentos psicológicos. No artigo divulgado pela revista Journal of Psychiatric Research, por exemplo, um estudo mostrou que pacientes depressivos que se relacionam com animais durante o tratamento têm melhoras significativas no quadro.

3. Estimula a responsabilidade

Se a criança já é maiorzinha, por volta dos 3 ou 4 anos, o convívio com animais ganha outro benefício: o estímulo à responsabilidade. Nessa fase, os pais já podem orientar os pequenos sobre os cuidados com o pet, como colocar ração e água e ajudar na limpeza do amigo de quatro patas.

4. Incentiva a prática de atividades físicas

Ter um animal é um incentivo à atividade física. Em vez de ficar em frente à TV por muito tempo, a criança pode sair para passear com os pais e o pet em parques verdes ou nas ruas do bairro, o que também contribui para momentos de qualidade em família.

Os gatos são mais caseiros, é verdade, mas, ainda assim, a criança pode se divertir correndo para lá e para cá com o bichano. A brincadeira com o pet é uma boa pedida para os dias de chuva, pois estimula a atividade física mesmo dentro de casa.

5. Favorece a empatia e a afetividade

Para terminar, o convívio entre crianças e animais de estimação também ajuda fortemente na hora de ensinar empatia para os pequenos e reforçar a importância de cuidar dos amigos. Afinal, o animalzinho é totalmente leal e, por natureza, empático.

Experimente gritar perto de um cachorro ou de um gato. O pet certamente virá logo para perto, lambendo sua mão ou seu rosto para tentar ajudar. Ter esse exemplo de cuidado e de carinho espontâneo é excelente para os pequenos em fase de fortalecimento emocional. Pode colaborar a expressarem afetividade mais facilmente e aprenderem mais sobre regras de convívio.

Enfim, os benefícios da relação entre crianças e animais de estimação são muitos e envolvem diversas áreas do desenvolvimento infantil. A não ser que o pequeno seja alérgico, toda a família tem muito a ganhar em adotar um animalzinho.

Gostou do texto? Que tal espalhar essas informações? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais para que outros pais saibam dos ganhos em ter um animalzinho em casa!

Esse conteúdo foi útil?
4.00 avg. rating (80% score) - 4 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *