
Comportamento e Educação / 3 min
As crianças são, naturalmente, muito criativas. Porém, na atualidade, muitas delas não têm desenvolvido sua criatividade porque passam muito tempo fazendo atividades estáticas, como permanecer em frente a TV ou brincando com jogos eletrônicos.
Portanto, é preciso criar um ambiente propício e inserir atividades estimulantes na rotina das crianças para que elas possam desenvolver sua criatividade. Não sabe como fazer isso? Confira agora 4 brincadeiras para estimular a criatividade dos pequenos.
Brincadeiras ao ar livre trazem muitos benefícios: mantém as crianças distantes do mundo digital durante um tempo, melhoram a saúde, por ser uma atividade física, e promovem interação social. Brincar ao ar livre também é uma ótima maneira de estimular a criatividade.
A criatividade já entra em ação no momento da escolha da brincadeira. Como não há brinquedos prontos, as crianças colocam a mente em ação para decidir. E, nesse momento, a mente trabalha para agir. As brincadeiras tradicionais, como esconde-esconde, cabra-cega, pega-pega, envolvem a resolução rápida de problemas. Uma boa idéia também é o caça ao tesouro feito pelas próprias crianças. Basta dividir as crianças em 2 grupos e cada um monta um caça ao tesouro para o outro. É preciso ter agilidade e pensar rápido, afinal, um cérebro mais ágil é também mais criativo.
Steve Jobs disse:
“Para mim, não há nada mais importante que o desenho. É a alma de tudo o que é criado pelo homem.”
De fato, desenhar é transformar uma ideia em algo visível. Explorar cores, formas e possibilidades a partir de uma imagem que você formou mentalmente é uma ótima maneira de estimular a criatividade. Portanto, o desenho é uma ótima maneira de ativar a imaginação, e a criatividade é explorada no momento em que a criança passa o que imaginou para o papel.
Reserve um espaço na sua casa para ser o quarto da criação. Neste local, coloque diversos materiais como papéis, tintas, massinha de modelar, cola, pincéis, telas, revistas para recortar etc. Você pode colocar também elementos naturais, como folhas, areia, galhos, conchas etc. Estimule as crianças a visitar o quarto, escolher as atividades e expressar sua criatividade da forma como quiserem. Nesse local, as crianças podem desenvolver atividades como: customizar um caderno, escrever livros, produzir uma peça de teatro de fantoches, criar um jogo de memórias… Isso tornará a expressão criativa um hábito e fará com que elas sintam a importância da criatividade.
Além de ser um brinquedo muito divertido, o Lego é ótimo para desenvolver a criatividade. Com as pecinhas, seu filho vai usar a imaginação para criar variadas figuras e cenários e idealizar histórias, em uma infinidade de possibilidades. Além disso, o Lego oferece desafios. Pensar em como transpôr para as peças o que você criou na imaginação envolve o raciocínio lógico e a resolução de problemas, o que também é muito estimulante para a criatividade. O importante é deixar que eles construam o que quiserem com as pecinhas.
Como você pôde conferir, seu filho pode desenvolver a criatividade enquanto se diverte. Comece agora mesmo a colocar na rotina de seu filho as brincadeiras para estimular a criatividade. Criar um ambiente estimulante vai mantê-lo interessado e criativo, e desenvolver as habilidades criativas desde a infância e vai trazer resultados positivos até mesmo na vida adulta.
Gostou do nosso artigo? Confira mais conteúdos sobre a rotina das crianças e veja como organizar o material escolar e outros artigos em nosso blog.