Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Afinal, como deve ser a alimentação das crianças no verão?

Bianca

A estação da praia, do sol e do mar pode ser uma das mais deliciosas do ano, mas também uma das que merecem um maior estado de alerta por conta do forte calor. Quando o assunto é a alimentação no verão, os pais devem estar em constante alerta para evitar que seus filhos fiquem desidratados ou apresentem sintomas como vômitos e diarreia.

Alimentos muito gordurosos ou de procedência duvidosa podem acabar com a diversão de toda a família. Afinal, nada mais desagradável e preocupante do que ter um pequeno doente em casa.

Para que as férias sejam tranquilas, nada melhor do que a prevenção. Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas práticas de alimentação para curtir um verão agradável junto aos seus filhos. Confira!

Crianças devem beber muita água

A palavra-chave para a alimentação no verão é hidratação! Além de beber muita água, dê preferência a alimentos que tenham uma grande concentração de líquido, como melancia, abacaxi, laranja, melão e tangerina. Além de ótimas opções para hidratar, repõem vitaminas e sais minerais, seja in natura, seja na forma de sucos.

A água de coco e os picolés de fruta também estão liberados, mas sem esquecer da água em sua forma pura e natural.

Crianças não costumam sentir tanta sede quanto os adultos, então é necessário oferecer água sempre que possível. Andar com uma garrafinha térmica e ter uma saladinha de frutas sempre pronta na geladeira são atitudes básicas para um verão saudável.

Crianças devem comer alimentos leves

Não se iluda pela famosa frase “meu filho come de tudo“. O organismo das crianças é diferente e necessita de alimentos leves em sua rotina.

Exclua frituras e o excesso de sal do cardápio. Dê preferência aos cozidos, refogados e assados para uma digestão mais tranquila. Inclua legumes e verduras na dieta desde a fase de introdução alimentar, para que esses alimentos façam parte da rotina dos pequenos. E, na hora do almoço, uma massa é muito bem-vinda! Claro que, com moderação!

Aposte nos lanchinhos saudáveis

Também procure evitar alimentos processos, enlatados, congelados e condimentados. Dê preferência a frutas inteiras, ou picadas em cubinhos (mas sempre lavadas!) como uva, maçã, banana ou melão. Os sanduíches naturais de atum, peito de peru, patê de cenoura ou cream cheese também são uma ótima pedida!

Torta de legumes em pedaços, barra de cereais, milho cozido e biscoito de polvilho também são ótimas opções para aproveitar a estação garantindo um cardápio saudável.

Crianças precisam de um café da manhã reforçado

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Isso também vale para as crianças!

Um café reforçado garante que os pequenos tenham energia para curtir os dias de férias, feriados e fins de semana. Aposte em alimentos coloridos, vitaminas, cereais, pães, leite e suco para compor uma mesa atrativa e deliciosa!

Evite um intervalo de tempo muito grande entre o café e a próxima refeição. O ideal é alimentar a criança a cada 2 horas.

Seguindo essas dicas sobre alimentação no verão, você pode curtir as férias com muito mais tranquilidade. Providencie uma marmitinha térmica para ter lanchinhos saudáveis, água gelada e viva bons momentos com os pequenos!

Como é a rotina alimentar dos seus filhos? Compartilhe suas dicas para curtir os passeios no verão sem deixar a saúde das crianças de lado! Esperamos pelo seu comentário!

Esse conteúdo foi útil?
4.33 avg. rating (86% score) - 3 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *